sábado, 11 de outubro de 2008

ENTRESSAFRA


Na geladeira encontro uma beterraba esquecida
Sei que a minha vida é cheia de Novas Esquinas
Pego o liqüidificador e preparo-me um suco vermelho!

Agora não tenho dinheiro e não sei quando terei filhos
Agrada-me o cheiro de terra que a beterraba traz
Gosto da sua vermelhidão absoluta e vertiginosa!

Vejo o pé de abacate e penso na entressafra
Quando sentimos a falta de pão e vinho tinto!

Muitos dizem conhecer-me, mas nem sabem o meu nome!

Não podem ultrapassar a entrecasca que vai dar em mim
Epicentro de todas as perguntas e utopias não esquecidas!

Na geladeira encontro uma beterraba solitária
Sei que a vida é cheia de interrogações e não!

Hoje sonhei com quintais de infância e árvores frutíferas!

Forte é o enredo desta minha saga que me leva ao desconhecido!
Tortas decoradas com morangos vivos e novas canções no rádio!
Da janela, vejo ruas e prédios iluminados, convincentes
Sim, lá pode haver criança feliz! pais vivos e sorridentes!

São Paulo é a Minha Boa Nova Ampliada, Amplificada!
Sons e Formas que me fazem acontecer e ser a PEDRA!

Drástica Poesia! Às vezes, pura insanidade fria
Pancada na cara, beijos, afagos e outros incêndios
Dia de sair de casa, dia de recolher-se resignado! .

Sim, trago na cara todos os espinhos de São Paulo!

Em silêncio, minha saga vai sendo escrita nos muros da metrópole
Linhas divisórias que me separam do eu sagrado e nu e revelador!
Sonhos, água e beterraba já estão juntos - o suco é vermelho e doce!

Sobre o rosto moreno, corre a lágrima - não de tristeza.
Às vezes, os olhos dão risada do que enxergam no espaço vazio
Palco onde a história toma forma e encanta os incrédulos bêbados!

Espaço, luz, som e mais uma infinidade de linhas incertas e cruas
Ora curvas, ora retas - mas todas acabam no mesmo lugar inusitado
Onde conto histórias para mim mesmo e bebo o suco cor de sangue!
Paulo Neuman

Nenhum comentário: